A última sessão da câmara municipal de Novo Oriente do Piauí, ocorrida na última segunda-feira (17), foi marcada por tensão entre os parlamentares. A pauta principal do parlamento novo orientino era a votação do projeto de lei do poder executivo que tratava sobre a consolidação e a restruturação do quadro de pessoal no município, que entre outros pontos, visava transformar o cargo de atendente de enfermagem, já extinto no organograma do município, em técnico de enfermagem, passando a receberem o piso nacional em enfermagem, aprovado e sancionado em 2023, pelo governo federal. Entre as outras mudanças sugeridas constavam, por exemplo, os cargos de Técnico em Higiene Dental e Auxiliar de Consultório Dentário, que passariam a se chamar Técnico em Saúde Bucal e Auxiliar em Saúde Bucal. O cargo de Agente de Saúde passa a ser denominado de Agente Comunitário de Saúde, entre outros.

O referido projeto já tramitava no legislativo por mais de 30 dias. Colocado em votação, a matéria terminou empatada por quatro votos a quatro, votando a favor os vereadores José Nilton e Marcos Antonio, (Toin Velho), ambos do PP e Jaqueline Nunes e Emerson Gomes (Som), ambos do MDB e votando contra o projeto os vereadores Agostinho Lopes, Júnior Martins, Manoel Messias e Luiz Lopes, todos do PODEMOS. A matéria foi então decidida pela presidente da casa, Gilmara Ferreira (POD), que deu o chamado “voto de minerva”, reprovando a matéria sem apresentar motivo plausível e nem apontando erros no projeto que pudessem ser modificados. O projeto beneficiaria quatro funcionários que entraram no serviço público municipal como atendente de enfermagem e já obtiveram qualificação técnica para atuarem como auxiliar e técnico de enfermagem, como a funcionária Benta Borges, que estava presente na sessão e representou os colegas de profissão, apelando aos parlamentares pela aprovação do projeto.

Os vereadores de situação criticaram o relator do projeto na comissão de finanças e orçamento da câmara, Manoel Messias, que segundo eles votou contra o projeto e se justificou de modo vago sem apontar erros e sem apresentar emendas substitutivas, simplesmente proferindo o seu voto contrário ao projeto: “Voto desfavorável ao projeto de lei, por notar alguns pontos que não concordo com o projeto de lei”, afirmou Messias.

Ao usar da palavra, o vereador Emerson Gomes, o Som, teceu críticas aos vereadores de oposição, principalmente sobre a postura da presidente da casa, Gilmara Ferreira, que, mesmo sendo agente de saúde, cargo que teve recentemente piso nacional aprovado pelo governo federal, votou contra o projeto que beneficiava outros profissionaais de saúde do município. O vereador Agostinho Lopes (POD), ao ouvir o pronunciamento e sem ter seu nome citado pelo vereador Som, partiu pra cima do parlamentar do MDB, com palavras de ameaça: “…Eu não tenho medo de você não, deixe de ser besta. Você tá no lugar errado, eu estou com a razão. Eu não estou aqui para aguentar abuso de você…”, afirmou o vereador Agostinho Lopes, visivelmente fora de controle, tendo que ser contidos por alguns dos seu colegas da bancada de oposição.

O vereador Emerson Gomes, o Som, por sua vez, manteve-se calmo diante das palavras ameaçadoras do decano vereador Agostinho. Vale lembra que não é a primeira vez que o veterano vereador Agostinho profere palavras ameaçadoras na câmara municipal, o mesmo já foi protagonista de outros episódios lamentáveis no parlamento de Novo Oriente, tendo neste mandato do prefeito Afonso Sobreira, concentrado seus momentos de raiva contra o vereador Emerson Gomes, o Som.

Os eleitores de Novo Oriente tem que pensar bem antes de votar. Comportamentos com estes estragam a imagem de qualquer parlamento, seja de onde for. A população espera o mínimo de seus representantes, como postura pública, aprovação de projetos que beneficiem a coletividade, entre outros. Com a palavra, o povo de Novo Oriente, que em outubro terá a chance de expurgar da vida pública políticos com este tipo de comportamento inaceitável. Veja abaixo o vídeo do vereador Agostinho Lopes partindo pra cima do vereador Som e outros comportamentos anteriores, igualmente inaceitáveis do veterano vereador Agostinho.

e97c4515-288b-4a1c-a5ee-087b20d85c47

 

50bf1de7-5eda-4ee6-9fca-158d7adc70be

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui