Mesmo ainda na fase de pré-campanha eleitoral, onde ainda não se pode pedir voto abertamente, a cidade de Valença do Piauí já respira o clima de campanha eleitoral quase explícita. Uma das etapas do calendário eleitoral, é a chamada janela partidária, que é o período de trinta dias que antecedem o prazo de seis meses anteriores a data do pleito eleitoral de 06 de outubro de 2024, período este onde os parlamentares que desejam disputar as eleições podem mudar de partido sem o risco de perder o mandato. Este ano a janela partidária teve início em 07 de março e se findará em 05 de abril do ano em curso. Já no dia 06 de abril se encerra o prazo para filiação partidária dos eleitores que pretendem disputar algum cargo eletivo nestas eleições
No próximo dia 23 de março estão programados dois grandes eventos que prometem agitar o meio político valenciano. Os partidos de oposição, liderados pelo PT e pelo MDB, organizam na parte da tarde a recepção ao governador do estado, Rafael Fonteles, onde devem se reunir com lideranças políticas ligadas ao governo do estado. O ato acontecerá na quadra de uma escola particular do município.
Já a noite, a partir das 18:00h, no CROVAPI CLUBE, está programado o evento intitulado ATO DE FILIAÇÕES PARTIDÁRIAS, organizado pelos partidos que compõem a base de apoio ao prefeito Marcelo Costa, sendo eles: PROGRESSISTAS, PSD, PDT e REDE, que deverão anunciar seus mais novos filiados e mobilizar suas militâncias, visando o fortalecimento de seus quadros para as eleições de outubro. Já estão confirmadas as presenças do presidente estadual do PROGRESSISTAS, Joel Rodrigues, dos deputados estaduais Thales Coelho (PP) e Flávio Júnior e do deputado federal Flávio Nogueira, que apesar de serem da base de apoio ao governo do estado, em Valença darão apoio a reeleição do prefeito Marcelo Costa. O evento promete ser um dos mais concorridos, visto que o prefeito Marcelo Costa conta com o apoio de nove dos onze vereadores da câmara municipal, cenário bem diferente de quando iniciou o seu mandato à frente do executivo municipal, quando contava apenas com quatro vereadores na sua base.
Como vemos, a cidade já respira o clima de campanha eleitoral não só nas articulações políticas, mas, também nas redes sociais, onde a militância digital já começa a efervescer, principalmente nos grupos de whatsapp, que sempre são um dos principais termômetros das campanhas eleitorais depois do advento da tecnologia nas eleições. Vamos aguardar a repercussão.
Matéria digna de aplausos muito bem escrita com gostinho de quero mais, as colocações de profissional que não deixa desmerecer os mais criativos jornalista da área política. Lembrei das crônicas de Lindomar Amâncio na antiga confederação valenciana, bons tempos, saudades.