Faleceu na madrugada deste sábado, aos 89 anos, Maria Martins Portela Nunes, filha mais nova de Francisca Martins de Castro Nunes (Chiquinha Nunes) e do “Coronel” Abdon Portela Nunes e oriunda de uma das famílias mais tradicionais da política valenciana e piauiense, os Portela Nunes, vindo a ser prima de dois ex-governadores, os irmãos Petrônio e Lucídio Portella. Era irmã do empresário e ex-deputado estadual Abdon Nunes, falecido em 2010. Herdou a veia política da família e no ano de 1966, foi candidata a prefeita pelo antigo MDB, na época do bipartidarismo imposto pela ditadura militar, mas, foi derrotada por Gaudêncio Veloso da ARENA. Desde então, mesmo não sendo candidata, mantinha posição política firme, sendo oposição por muitos anos e nunca mudando de lado.

No ano de 2025, por alusão das comemorações dos 40 anos na inauguração da sede da assembleia legislativa do estado do Piauí, juntamente com sua sobrinha Ceiça Nunes, recebeu placa honrosa, representando seu irmão, ex-deputado Abdon Nunes.

Maria Nunes, estava internada em um hospital particular da capital, Teresina, desde a tarde de ontem (13), onde veio a ter um infarto no período da noite, sendo encaminhada para a UTI, onde veio a falecer na madrugada. No campo social, foi imperatriz do Divino Espírito Santo no ano de 1998, juntamente com seu sobrinho, Antonio Carlos Portela, falecido há poucos dias. Maria Nunes, era presença firme nas festividades católicas valencianas e sua última aparição foi na missa de despedida do Padre Vanderlei Morais, ocorrida no último dia 02 de fevereiro. De acordo com informações de familiares, o corpo será trasladado para Valença ainda na manhã deste sábado (14) e o sepultamento está marcado para as 07:00h da manhã de domingo (15).

Maria Nunes, ao lado da sua sobrinha Ceiça Nunes, sendo homenageada pela Assembleia Legislativa do Piauí pelo presidente Severo Eulálio.
Foto: Arquivo Ceiça Nunes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui