A eleição para a escolha da nova mesa diretora da câmara municipal para o biênio 2025/2026 terá, pela segunda eleição consecutiva, três nomes disputando o cargo de presidente: o atual presidente Benoni Sousa (PDT) e vereadora Edilsa do Vale (PP), ambos da base do prefeito Marcelo Costa (PP) e a vereadora Geane Vieira (PT). Já para o cargo de vice-presidente, concorrem os vereadores Francisco Soares (PDT), vulgo Chico do Major e a vereadora Lívia Nogueira (PT). Para o cargo de primeiro secretário, concorrem as vereadoras Ariana Rosa (PP) e Íris Lima Verde (MDB). O vereador Leilivan Martins (PDT) foi o único candidato a se inscrever para o cardo de segundo secretário.

O prefeito Marcelo Costa não se envolveu diretamente para a formação de uma chapa de consenso, algo que se comentava nos bastidores e era visto como uma saída para unir os dois candidatos da sua base de sustentação na câmara em torno de um só nome. Sendo assim o vereador Benoni Sousa conseguiu articular e formar a sua chapa, com pelos seis votos e deverá, salvo uma grande reviravolta, ser reeleito presidente da câmara municipal de Valença para os próximos dois anos. Também apoiam a reeleição do vereador Benoni, os vereadores Abdon Nunes e Edna Quaresma. A vereadora Rafaella Sampaio, em conversa com a nossa reportagem disse que ainda não definiu o seu voto.

A possível divisão na base do prefeito Marcelo Costa na eleição da câmara municipal. é bom que se diga, não reflete, necessariamente, a divisão na sua base de sustentação política no seu segundo mandato, onde deve permanecer com os oito vereadores eleitos em sua coligação e pelos comentários de bastidores, a divisão do futuro secretariado, que ainda não foi anunciado pelo prefeito, mas, que já circula nos bastidores da política valenciana, deverá contemplar a contento a todos os parlamentares eleitos como também aos que não lograram êxito em 2024, permanecendo assim como um grupo coeso em relação aos seus próximos quatro anos de mandato. A eleição está marcada para as 10:00h no Paço Municipal Déa Martins de Carvalho, sede do poder legislativo valenciano e a sessão de posse será presidida pelo vereador Benoni Sousa, por ser o vereador mais idoso, como reza o artigo 25 da Lei Orgânica Municipal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui