Aconteceu na noite desta quinta-feira (23) com um plenário lotado, a sessão solene da câmara municipal de Valença do Piauí, onde foi lida a mensagem anual do prefeito Marcelo Costa (PP), que, por motivos superiores, não pôde comparecer. No seu lugar, foi escalado o secretário municipal de governo José Itamar, que proferiu em nome do chefe do poder executivo municipal o discurso com as ações desenvolvidas pelo município nos quatro anos da primeira administração do atual prefeito, bem como as metas e desafios que chegam para este segundo governo que se inicia em 2025.
Pelo regimento interno, um vereador de cada partido teve direito a fala. As vereadoras de oposição Íris Lima Verde (MDB) e Lívia Nogueira (PT) ocuparam a tribuna da câmara municipal e teceram críticas a mensagem do prefeito, se reportando a ausência do mesmo a sessão solene no legislativo valenciano. Quem também usou a palavra representando o seu partido, foi a vereadora Edilsa do Vale (PP), que aproveitou a oportunidade para rebater as críticas da oposição de forma detalhada em seu pronunciamento e aproveitando o plenário lotado, onde recebeu aplausos acalorados após o seu discurso.
O presidente da casa, vereador Benoni José (PDT), por algumas vezes, teve que pedir que o público acalmasse os ânimos e procurasse não se manifestar durante a sessão, alegando que ali se tratava de uma sessão solene, onde iria se seguir apenas o protocolo regimental e pediu para que o público sempre estivesse assistindo as sessões de forma ordeira e civilizada, enfatizou. O Gazeta Imparcial ouviu o secretário de governo José Itamar e as vereadoras Edilsa do Vale (PP) e Geane Vieira (PT). Veja abaixo os vídeos e fotos da sessão solene da câmara municipal, onde foi feita a leitura da mensagem anual do prefeito Marcelo Costa: