A noite do último domingo(28/04), ficou marcada na história do município de Santa Cruz dos Milagres-PI, distante 178 quilômetros da capital Teresina. O grupo de oposição, liderada pelo odontólogo e pré-candidato a prefeito Tomé Portela, com o apoio do governo do estado, promoveu uma grande festa na Avenida Beira Rio, às margens do rio São Nicolau, principal local de grandes eventos da cidade, para comemorar os 32 anos de emancipação política do município. Uma multidão compareceu em massa ao evento e pôde desfrutar de uma noite festiva e de grande animação com as atrações locais e nacionais trazidas para o evento, sendo elas as bandas Taty Girl, Marcus Julião, Meninos de Barão, Gleydson Gavião e Edu Safadão.
Tomé Portela, recebeu a visita do deputado estadual, Dr. Vinícius (PT), que foi o principal articulador do evento, além de lideranças políticas do município, entre elas, o ex-prefeitos Dimas Portela e Teinha Portela, ex-vereadores Santo Neto, Manoel Pimba, Vanderlei Alves, Bartolomeu Araújo, Sulino Lopes, Erício Araújo, entre outros. O prefeito de Aroazes Manoel Portela Neto também esteve presente no evento acompanhado de sua comitiva. Feliz com o evento, Tomé disse que a festa superou todas as expectativas: “A nossa festa superou toda nossa expectativa no sentido de animação e de alegria. Foi uma festa tranquila, sem nenhuma confusão, as bandas agradaram ao público, que, diga-se de passagem, foi um público bem maior do que a gente planejou. O nosso sentimento é de satisfação e de agradecimento.”, finalizou Tomé Portela.
Santa Cruz dos Milagres foi elevada a categoria de município em 29 de abril de 1992, desmembrando-se do munípio de Aroazes através de plebiscito com a população depois de uma luta travada por várias lideranças, tendo como artífice principal, o ex-prefeito de Aroazes, Manoel Portela de Carvalho, falecido em 1996. Em 32 anos anos de história, o município já teve 04 prefeitos: Teinha Portela foi o primeiro, depois vieram Dimas Portela, Neto Minervino e Wilney Rodrigues, todos eles por dois mandatos.
Nesta eleição de 2024, a disputa deve se dar entre Tomé Portela (PT), duas vezes prefeito de Aroazes e odontólogo concursado do munícipio que é apoiado pelo grupo de oposição e o ex-secretário de saúde Edilberto Mendes (PP), virtual candidato da situação, mesmo ainda não tendo sido apresentado de forma oficial, o que tem incomodado alguns aliados do prefeito Wilney Rodrigues, que tem visto isso como um ponto negativo para o grupo de situação. Tomé Portela, por sua vez, tem se movimentado desde 2023 e segue pavimentando sua pré-candidatura, que já tem o nome do empresário Luiz Gomes como pré-candidato a vice-prefeito desde o final de 2023.
Pelo visto, a disputa vai ser bem interessante na Terra Santa do Piauí, uma vez que se trata de uma disputa entre dois debutantes na política santacruzense, apesar de Tomé Portela já ter sido candidato por quatro vezes em Aroazes, onde governou por dois mandatos. Já Edilberto Mendes, já teve seu nome cogitado nas eleições do ano de 2016 como sucessor do então prefeito Neto Minervino, mas, acabou abdicando da candidatura e apoiando o atual prefeito Wilney Rodrigues de quem é primo. Confira abaixo os principais momentos da festa de 32 anos de emancipação política de Santa Cruz dos Milagres.
589d4749-2a61-4f07-82e9-66e58d166ce3 c20aeb5d-6030-4b97-9ca4-e96f63ec7822 d8750acb-584c-4804-aa6d-43c09fe522ee