Em convenção realizada na tarde de ontem no Centro de educação integral Santo Antonio, o PT homologou os nomes do ex-vereador Leonardo Nogueira como candidato a prefeito e da ex-vereadora Fátima Caetano como candidata a vice-prefeita em chapa pura. O MDB também participa da chapa, apenas com candidatos a vereador. Estiveram presentes ao evento, os deputados estaduais Marden Meneses e Franzé Silva, presidente da assembleia legislativa do Piauí, os ex-prefeitos Jarbas Matias e Francisco Alcântara, que no passado distante protagonizaram três embates consecutivos como adversários, se reaproximando anos depois.
A coligação homologou 17 nomes para concorrer a câmara municipal, sendo 09 do PT e 08 do MDB. Pelo PT concorrem: Lívia Nogueira, Geane Vieira, Filomena do PT, Edilson Vieira, Vitor Fernando, Assis Torres, Lucivaldo Monteiro, Joaquim Filho e Nailson Alves. Já pelo MDB, 08 candidatos concorrem ao legislativo municipal, sendo eles: Carlos Federal, Íris Moreira, Netinho, Orlando do Sorvete, Rarrá Lima, Rayane Araújo, Teresa e Zezé do Liverpool.
Vale lembrar que o MDB parte para a disputa eleitoral de 2024 desfalcado do seu principal líder, o ex-deputado Marllos Sampaio e de sua esposa, a vereadora licenciada Paula Jeanne, atual secretária estadual da mineração e recursos renováveis, que em 2020 foi a vereadora mais votada de Valença com 624 votos. Marllos, que é o presidente do MDB, afirmou em declaração à imprensa no início do mês de junho que apoiaria a candidatura do suplente de vereador Chico do Major (PDT), que está aliado ao prefeito Marcelo Costa (PP), por ser uma pessoa da sua total confiança.
Marllos disse publicamente que o MDB estaria liberado para se coligar com o PT, mas, que não votaria em nenhum nome do seu próprio partido. Sampaio era, inicialmente, o nome do MDB que seria indicado a vice-prefeito na chapa do PT, mas, que por força da legislação, ficou impedido de concorrer a qualquer cargo nesta eleição por conta de seu irmão, o vice-governador Themístocles Filho, ter assumido o governo do estado de forma interina nos seis meses que antecedem ao pleito eleitoral de 2024, o que é proibido pela constituição federal de 1988. Veja abaixo os melhores momentos da convenção petista:
e30d1587-5ab2-4cec-a8d0-91d24965500b