O Partido dos Trabalhadores deu posse na tarde deste último sábado (30) aos novos presidentes dos diretórios municipais do partido na região valenciana, que foram eleitos no último dia 06 de julho. O evento aconteceu no auditório do Colégio Santo Antônio e contou com a presença do deputado federal Merlong Solano e do presidente estadual do partido, Fábio Novo, além de prefeitos, ex-prefeitos, vereadora e lideranças políticas. Foi respeitado um minuto de silêncio pelo falecimento do ex-vereador Joaquim Filho, ocorrido na última quarta-feira (27) que tinha se filiado ao partido, recentemente.
Para a vereadora Geane Vieira, o encontro serviu como integração: ”Foi um evento que marcou a posse de todos os presidentes eleitos em 2025 no último dia 6 de julho ds todos os presidentes do Vale do Sambito, sendo que este foi o primeiro evento de posse que o Presidente estadual fez e que esse modelo vai ser levado pra todos os outras regiões. Foi um evento prestigiado por diversas lideranças de todos os municípios da região, entre prefeitos, ex-prefeitos e vereadores”, afirmou.
A parlamentar petista também falou sobre fidelidade partidária: ”Para o próximo ano, o nosso principal objetivo é reeleger o presidente Lula e o governador Rafael Fonteles e fazer a maior bancada possível de deputados estaduais e federais do PT e todos os presidentes assinaram o termo de compromisso com a identidade partidária onde vai ser discutido numa plenária maior para os membros do diretório de que todo mundo vai ter que fazer a fidelidade partidária sob pena de serem convidados a deixarem o partido”, finalizou Geane.
A fala da vereadora vai na contra mão de alguns prefeitos e até um deputado federal, Florentino Neto ao PT que já manifestaram apoio a reeleição do Senador Ciro Nogueira (PP), principal líder da oposição no estado do Piauí. Isso tem sido sido uma das principais dores de cabeça para a base do governador Rafael Fonteles, principalmente para os dois pretensos postulantes ao Senado em 2026, Marcelo Castro (MDB) candidato a reeleição e Júlio César (PSD). Ambos, confiam na “mão mágica” do governador e no apoio do presidente Lula para obterem êxito em 2026. A entrada de Ciro Nogueira em muitos redutos governistas como uma das opções para o Senado de inúmeros prefeitos da base do governador, tem sido uma pedra no sapato do PT e um dos principais desafios do partido no Piauí, que aposta em uma virada de jogo no decorrer da campanha. Quem viver, verá o final desse filme. Veja abaixo as fotos do evento regional do PT:







