Aconteceu na manhã deste domingo (24), a tradicional procissão de ramos em Valença. A procissão, como de costume e diferente das demais, tem seu trajeto curto, iniciando na Igreja de São Benedito, onde tem início a celebração e onde acontece a benção dos ramos e terminando na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Ó e Conceição, onde tem continuidade a celebração dominical de ramos.

Para quem não sabe, o domingo de ramos, relembra a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém, montado em um jumento e saudado pelo povo da cidade com mantos e com ramos das árvores para demarcar o caminho a ser seguido. Em Jerusalém, por volta do século IV e V, já temos registros da procissão de Ramos que, tão logo, se difundiu pelo Oriente. Já em Roma se celebrava, no Domingo que antecede a Páscoa, a Paixão do Senhor. Pelo século IX, existem registros da junção dessas duas vertentes históricas. Dessa forma, na mesma liturgia celebra esses dois acontecimentos: a recordação da entrada triunfal de Cristo em Jerusalém, acolhido com Ramos e “Hosanas” e a recordação da Paixão do Senhor Jesus Cristo.

Oficialmente, é a primeira atividade religiosa da Semana Santa, que se conclui no domingo de páscoa com a celebração da ressurreição de Cristo, a maior festa cristã da humanidade. Em outros tempos, a missa e procissão de ramos em Valença, era feita uma única vez no domingo, mas, hoje, com duas paróquias e com mais igrejas, a celebração ocorre em dois horários e em várias igrejas. Veja abaixo as fotos do domingo de ramos.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui