Aconteceu nesta última sexta-feira(22) a tradicional procissão de Bom Jesus dos Passos em Valença do Piauí. A atividade, que abriu a programação da das atividades religiosas da semana santa na cidade, percorreu as principais ruas da cidade e teve, como de costume, o momento de maior emoção, o encontro de Jesus Cristo com Maria, sua mãe, representada pela imagem de Nossa Senhora da Dores, que sempre ocorre na quarta estação. O nome procissão de passos recebe este nome por relembrar os passos do Senhor Jesus Cristo desde a sua prisão até a morte na cruz pela salvação da humanidade.
No Piauí, a procissão de passos de Valença é uma das mais tradicionais, ao lado da primeira capital do Piauí, Oeiras, que já tem tradição mais que secular, como também Teresina, Jaicós e Campo Maior, simbolizando para os cristão católicos, a via sacra, que é o caminho que permite refletir sobre a paixão e morte de Cristo. Também conhecida como Via Crucis, a Via-Sacra consiste em percorrer mentalmente ou fisicamente o caminho que Jesus percorreu carregando a cruz até o local da sua crucificação.
Outro ponto marcante da procissão de passos é o canto da Maria Beú, nome este que ficou no imaginário dos populares, pois um trecho do cântico se pronuncia: “…Dolo Meú…”, que significa a dor que me circunda, em latim, e soou mais fácil para o povo chamar Beú, ao invés de Meú. Verônica, na bíblia sagrada, foi a mulher que enxugou o rosto de Jesus durante a via-sacra.
A procissão que teve um público estimado em mais de 3.500 pessoas, teve início na Igreja de São Benedito e percorreu os bairros São Francisco e COHAB, retornando para o centro da cidade até a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Ó e Conceição, onde se encerrou com a benção final dada pelo padre Vanderlei Morais. Veja abaixo as fotos dos principais momentos pelas câmeras do Gazeta Imparcial.
Colaboração: Renata Ferreira, Tertuliano Alves e Antonio José.