O prefeito de Novo Oriente, Afonso Sobreira (PP), promoveu na tarde deste último sábado (06), um grande ato de filiação do seu partido, o Progressistas e do MDB, que fará parte da sua aliança política nesta eleição de 2024. O evento aconteceu na sede do Sindicato dos trabalhadores rurais de Novo Oriente e contou com a presença de vereadores, lideranças, filiados e simpatizantes dos dois partidos e também do presidente estadual do Progressistas, Joel Rodrigues, que neste último mês já percorreu outros quatro municípios da região valenciana, além de Novo Oriente, também participou dos atos de filiação em Lagoa do Sítio, Elesbão Veloso e Valença.
O MDB oficializou as filiações da vereadora Jaqueline Nunes, do vereador Emerson Gomes, o Som e da suplente de vereadora Adélcia Galdino, estes dois últimos, vindos do PT, além da ex-vice-prefeita Socorro Veloso. Já o Progressistas recebeu em suas fileiras os ex-secretários Ricardo Nogueira, Márcia Oliveira e Enildo Rodrigues, além dos suplentes de vereador Deusimar Brito e Borges Filho. O evento contou com a presença maciça do público, apesar de ser apenas um ato de filiação.
Afonso Sobreira busca fortalecer a sua base de apoio na câmara municipal, visto que na sua eleição em 2020, elegeu 05 dos 09 vereadores, mas, acabou ficando com 04 parlamentares, depois da saída do vereador Luiz Lopes do seu grupo no início do mandato.
Até o momento, quem se apresenta com pré-candidato pela oposição é o ex-prefeito Marcos Vinícius pelo PODEMOS, já tendo inclusive, anunciado a vereadora Gilmara Ferreira como pré-candidata a vice-prefeita. Marcos Vinícius, foi do “céu ao inferno” de forma meteórica, depois de se eleger prefeito de Novo Oriente por dois mandatos consecutivos e de ter eleito o seu sucessor, Arnilton Nogueira em 2016 e ter feito parte das articulações que elegeram sua mãe, Ceiça Dias, prefeita de Valença no mesmo ano e ainda, dois anos depois, em 2018 ter percorrido o Piauí e conseguir eleger a sua então esposa, Marina Santos, para deputada federal com mais de 70.000 votos, o mesmo entrou em declínio deste e então. Vejamos os fatos:
O desgaste da administração de Arnilton Nogueira em Novo Oriente, culminou com a vitória avassaladora do atual prefeito, Afonso Sobreira, em 2020 com quase 65% dos votos válidos. Ao mesmo tempo, sua mãe, Ceiça Dias, era fragorosamente derrotada em Valença, onde terminou na última colocação na disputa. Tudo isso, fez com que Marcos Vinícius perdesse força e musculatura política posteriormente, o que ocasionou a derrota acachapante da sua ex-esposa Marina Santos, que ainda detinha seu apoio nas eleições de 2022, onde obteve pouco mais de 26.000 votos na sua tentativa de reeleição para a câmara federal.
Em 2024, até o momento, a oposição em Novo Oriente ainda não promoveu nenhum evento festivo e nem anunciou nenhum apoio expressivo, visto a realidade totalmente diferente de outras campanhas políticas, onde qualquer movimentação, por menor que fosse, era festejada com fortes estardalhaços. Ainda na oposição, um nome ainda não decidiu seu posicionamento político para as próximas eleições. Trata-se da ex-secretária de saúde, Odeni de Jesus, presidente do PT, que apoiou o atual prefeito Afonso Sobreira em 2020, mas, menos de dois anos depois, rompeu politicamente com o mesmo e também se lançou pré-candidata a prefeita. Mas, nos bastidores, comenta-se que Odeni estaria em conversas com o grupo situacionista, tendo, inclusive, seu nome ventilado como opção para vice-prefeita no pleito que se aproxima.
Passado o prazo de filiações partidárias para os que pretendem disputar as próximas eleições, as especulações agora giram em torno do candidato a vice na chapa do prefeito Afonso Sobreira, que foi eleito em 2020, tendo a ex-prefeita Rita Lopes como vice, mas, esta rompeu com o prefeito no início do mandato e, em 2023, teve o mandato de vice-prefeita cassado pela justiça, devido a um processo por improbidade administrativa ainda oriundo das suas duas administrações.