O Juiz Marcus Augusto Cavalcanti Dias da 74ª Zona Eleitoral de Barro Duro, julgou improcedente o pedido de impugnação apresentado pela coligação situacionista, que tem como candidato Edilberto Mendes Guimarães. No pedido foi pleiteada a impugnação dos candidatos a prefeito e vice-prefeito da coligação União para Transformação, que tem como candidato o odontólogo Tomé Portela e contador Luiz Gomes como candidato a vice-prefeito.
O pedido de impugnação tinha como fundamentação supostas irregularidades jurídicas nos dois partidos que integram a coligação oposicionista, formada pelo PT e pelo PSD. No seu despacho, o magistrado afirma que a coligação ora denunciada cumpriu todos os requisitos legais estabelecidos na resolução do TSE Nº 23.609/2019. O juiz afirma ainda que, em consonância com o parecer ministerial, deferiu o DRAP (Documento de regularização de atos partidários), apresentado pela coligação denunciada.
Santa Cruz dos Milagres promete ser uma das disputas mais acirradas da região valenciana, visto se tratar de dois grupos políticos sólidos e com tradição política consolidada e, principalmente, pelo fato do atual prefeito Wilney Rodrigues não ser candidato a reeleição e pelo fortalecimento visível do grupo de oposição, após receber vários aliados oriundos do grupo de situação.
A trinta dias da eleição, o município se encontra em pleno festejo que se iniciou no último dia 05 e vai até o próximo dia 14 de setembro, onde, anualmente um grande fluxo de romeiros são aguardados no município. A festa da exaltação da Santa Cruz, é a maior romaria do Piauí e a terceira maior do Nordeste. Os candidatos Tomé Portela e Edilberto Mendes tendem a intensificar o ritmo de campanha e as novenas da Santa Cruz dos Milagres são uma boa vitrine para os que almejam chegar ao cargo máximo do município.