O prefeito de Valença, Marcelo Costa (PP), deu posse aos novos secretários municipais que ocuparão os cargos deixados pelos ex-secretários que se afastaram para disputarem as próximas eleições. Na saúde, assume Lucília Marreiros, que substitui Ilana Caetano, que reassumiu o seu mandato na câmara municipal depois de passar quinze meses à frente da pasta.
Lucília Marreiros, que é servidora efetiva do município, ocupa pela segunda vez o cargo de secretária municipal de saúde, antes, já tinha ocupado o cargo por menos de um ano no governo do prefeito Jarbas Matias no ano de 2004 e também ocupou por sete anos a direção do Hospital Regional Eustáquio Portella em Valença de 2016 a 2023. Ela assume a pasta em meio a um mar de especulações em torno do novo ocupante da pasta, uma vez que nos bastidores circulavam informações extra-oficiais dando conta de que a ex-secretária Ilana Caetano tentou até a última hora emplacar um nome de sua família, assim como fez quando ocupou o mesmo cargo no desastroso governo da prefeita Ceiça Dias. Lucília assume já com uma sonho a ser realizado, que é a instalação de um laboratório municipal, devido a enorme demanda de exames que são solicitados diariamente no setor de regulação da secretaria e afirmou que se esforçaria para que este sonho fosse realizado o mais breve possível.
Já na secretaria de educação, assumiu a professora Iara Costa, também do quadro efetivo do município, que já ocupou a direção da Unidade Escolar Amando Lima, pertencente ao município e também já foi vereadora de Valença por um ano e três meses entre outubro de 2019 a dezembro de 2020, em virtude da cassação de seis vereadores pelo TSE em 2019 por fraude as cotas de gênero cometidas nas eleições de 2016. Iara assume o cargo também em meio a uma onda de especulações sobre o substituto da professora Edna Quaresma, que se afastou para disputar as próximas eleições. Segundo os bastidores, Edna também tentou emplacar um nome da sua confiança, através de escolha pessoal, o que acabou não se confirmando. No seu discurso, o prefeito Marcelo Costa enalteceu as qualidades da nova secretária de educação e disse que se tratava de um momento histórico por se tratar da primeira secretária de educação a ser escolhida do quadro efetivo de professores do município na história de Valença. Iara assumiu dizendo: “Trabalharei para a melhoria da educação municipal, uma tarefa árdua que requer empenho, dedicação e responsabilidade, mas factível se somada a uma gestão comprometida com o povo”, finalizou.
Segundo uma fonte muito próxima ao prefeito, ouvida pela nossa reportagem, que pediu reserva do seu nome, os novos secretários foram uma escolha pessoal do prefeito Marcelo Costa que havia prometido que o critério a ser adotado para a escolha dos novos nomes seriam meramente técnicos, o que acabou se confirmando, de fato. Ganha a administração, uma vez que a prática de indicação política das pastas-chaves, leia-se saúde e educação, em anos eleitorais, já era antiga em Valença. O prefeito Marcelo Costa acerta em cheio na sua decisão e, ao mesmo tempo, inova ao quebrar tal “tradição” tida pela maioria da população como maléfica à municipalidade. Veja fotos da posse das duas novas secretárias municipais: