Teve início nesta última sexta-feira (10), o novenário do Divino Espírito Santo em Valença do Piauí. As festividades em honra ao Espírito Santo continuarão até o dia 19 de maio, onde se celebrará a grande festa de Pentecostes, que celebra a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos que ocorre sempre 50 dias após a páscoa.
Fazendo um breve relato histórico, vemos que no antigo Testamento, o povo de Deus já celebrava a festa de Pentecostes. Nesta festa, o Senhor ordenava que o seu povo celebrasse a provisão de Deus através dos frutos da colheita. A Festa acontecia 50 dias após a Páscoa (e, por isso, o nome “Pentecostes”) e era um mandamento para o povo de Deus. No entanto, o motivo pelo qual se celebra a festa de Pentecostes não está, necessariamente, associado com a colheita ou com a provisão de Deus – ainda que, de maneira análoga, estes temas ainda sejam importantes.
A partir do Novo Testamento, o Pentecostes é celebrado pela Igreja de Cristo porque 50 dias após a ressurreição de Jesus, o Senhor derramou o seu espírito sobre a vida dos discípulos. “E, por causa disso, os discípulos foram capacitados de maneira poderosa para a proclamação da salvação por meio da mensagem do evangelho – eles seriam cheios de poder para serem testemunhas tanto na cidade de Jerusalém como em toda região da Judeia, Samaria e até aos confins da terra”, assim diz o livro dos Atos dos apóstolos, capítulo 01 e versículo 08. Essa mesma expectativa deve estar em nós, na igreja do Século XXI também.
Em Valença, são vários os relatos e testemunhos de fé e devoção com o Divino Espírito Santo, como podemos citar o do professor e historiador Antonio José: “A minha afinidade com a festa do Divino é porque recebi o sacramento do batismo, por ocasião de uma festa do Divino em 09 de junho de 1957, dia também que minha mãe recebeu a visita da imagem do Divino pela primeira vez em sua casa na rua Areolino de Abreu, no centro da cidade e foi conduzida por Ana Caetano e sua irmã Maria Elvina, ambas do grupo do apostolado da oração. Por coincidência ela recebeu durante 60 anos e morreu exatamente em 09 de junho de 2017”, finaliza.
Este ano, a Festa do Divino Espírito Santo tem como imperadores José Itamar e Ivete Lima Verde e tem como tema: “Quem semeia no espírito, do espírito colherá” (Gl 6,8). Os sete dons do espírito santo: Sabedora, Entendimento, Ciência, Piedade, Fortaleza, Conselho e Temor de Deus, juntamente com os frutos da fé e da paz, são os responsáveis pelas nove noites de novenas em preparação para a grande festa de pentecostes.
Em Valença, a festa do Divino Espírito Santo já possui tradição quase que bicentenária, já que as primeiras celebrações eucarísticas ocorreram no ano de 1836, sendo hoje amplamente conhecida Piauí afora. Vale ressaltar que, recentemente, a festa foi considerada patrimônio cultural imaterial do Piauí, através de projeto de lei aprovado pela assembleia legislativa piauiense, entrando de vez para o calendário cultural do Piauí.