Aconteceu na noite deste domingo (19) a missa de encerramento da Festa de Pentecostes de 2024. A Festa do Divino de Valença do Piauí, como é mais conhecida, teve como imperadores o casal José Itamar e Ivete lima Verde, que foram os responsáveis pela condução da mesma desde as peregrinações até o novenário deste ano que culminou com a tradicional missa de encerramento.
A celebração, que, pelo segundo ano consecutivo, foi realizada à noite, teve início com o tradicional cortejo, que, este ano, voltou a se concentrar na igreja de São Benedito, aguardando a imagem do Divino Espírito Santo que, por sua vez desceu em outro cortejo que partiu da residência dos imperadores no bairro Valencinha. Daí se seguiu por cerca de uma hora até chegar na igreja matriz de Nossa Senhora do Ó e Conceição, onde ocorreu a grande celebração, que contou com um público estimado em cerca de 3.000 pessoas.
Diferente dos anos anteriores, a celebração de pentecostes deste ano não teve uma decoração chamativa do ponto de vista da deslumbrância, que era característica em outras celebrações, o que gerou elogios e críticas ao mesmo tempo, por parte dos fieis presentes no ato religioso. Enquanto que para uns a simplicidade da decoração representou uma coisa mais parecida com os ensinamentos cristãos, para outros significou que a festa merecia uma decoração a altura do que representa o momento, ou seja, foi um tema que dividiu opiniões entre os presentes.
Discussões à parte, a festa de pentecostes, mais uma vez, atraiu um grande número de turistas piauienses e até de fora do estado, tamanha a dimensão que ganhou o evento religioso, que desde 2012 é organizado pela Confraria do Divino Espírito Santo, órgão criado para fins de deliberação e promoção da referida festa, em consonância com a arquidiocese de Teresina, da qual a cidade de Valença faz parte da referida circunscrição eclesiástica piauiense. Veja abaixo os principais momentos da festa do Divino Espírito Santo de 2024.