A tradicional missa de quarta-feira de cinzas abriu, oficialmente, o período da quaresma em Valença. A celebração foi presidida pelo novo pároco da paróquia de Nossa Senhora do Ó e Conceição, Padre Antonio Barbosa e contou com a presença maciça dos fieis católicos valencianos que superlotaram a Igreja Matriz de Valença.

Para a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), entidade que dirige a igreja católica no Brasil, a quaresma, iniciada na quarta feira de cinzas, representa um período de reflexão, onde os devotos devem ficar durante seis semanas, a partir da celebração da quarta-feira de cinzas até a quinta-feira da semana santa, em uma jornada de “renunciar” aos próprios interesses. Dentre as práticas comuns estão a redução de excessos alimentares (principalmente a abstinência de carne), além de intensificar gestos de caridade e oração.

Além disso, a quaresma funciona também como um momento de reflexão pelo o que “sai da nossa boca”. “A abstinência não é apenas do que entra pela boca, mas do que sai, também. A orientação é que se faça também um jejum de palavras e sentimentos que ferem os ensinamentos de Cristo. Maledicências, ódio e ataques não devem fazer parte da vida do cristão”, diz a recomendação da CNBB.

Em Valença, a comunidade católica mantém a tradição de comparecer em peso às celebrações quaresmais, como quarta-feira de cinzas e procissão de passos, sem falar nos chamados “dias fortes”, da semana santa, como quinta feira santa, celebração da paixão, procissão do senhor morto e sábado santo. Veja abaixo os principais momentos da missa de abertura da quaresma em Valença pelas câmeras do Gazeta Imparcial:

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui