Pesquisa do Instituto Idealize divulgada nesta sexta-feira (20) aponta a liderança confortável do prefeito e candidato à reeleição, Marcelo Costa (PP) com 70,76% das intenções de votos, em segundo lugar vem o candidato Leonardo Nogueira (PT) com 21,76% seguido pelo candidato Kássio Gomes (REP) com 7,53% das intenções de voto.
A pesquisa também mediu o índice de rejeição dos candidatos. Neste quesito, é apresentada ao entrevistado a seguinte pergunta: “Se a eleição fosse hoje, em qual destes candidatos você NÃO VOTARIA DE JEITO NENHUM para prefeito de Valença do Piauí, os resultados foram os seguintes: Leonardo Nogueira é o mais rejeitado com 20,9%, seguido do candidato Kássio Gomes com 17,4%. O prefeito Marcelo Costa é o menos rejeitado com 7,5%. Entre os eleitores, 24,3% afirmam que não rejeitam nenhum candidato. Já 13,4% não sabem ou não opinaram.
Aprovação da administração
Outro ponto abordado na pesquisa foi a avaliação da administração do prefeito Marcelo Costa. 62,9% dos entrevistados disseram aprovar a administração do prefeito, enquanto 15,3% dizem não aprovarem e 21,8% não sabem ou não opinaram.
Faltando apenas 16 dias para a eleição, o cenário da corrida eleitoral em Valença se mostra bastante sólido. Mesmo a pesquisa sendo um retrato do momento, podemos afirmar que o atual prefeito Marcelo Costa segue com um cenário sem sustos até o momento. Apenas um fato inédito e catastrófico poderá mudar o rumo das eleições, diferentemente deste mesmo período em outras campanhas anteriores, não se tinha um cenário tão sólido como o desta eleição, que até o momento se mostra ordeira e pacífica, algo característico de Valença.
A pesquisa ouviu 321 eleitores e foi realizada entre os dias 11 e 12 de setembro nas zonas urbana e rural do município. O levantamento possui um nível de confiança de 95% e a margem de erro de 5,5 pontos percentuais para mais ou para manos. O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral sob o número PI 04277/2024. Veja abaixo os números dos votos válidos:
Marcelo Costa (PP) ………….. 70,71%
Leonardo Nogueira (PT) …….. 21,76%
Kássio Gomes (REP) …..………. 7,53%