A Justiça Eleitoral, através da 18ª e 89ª eleitorais, respectivamente, marcou a data para a diplomação dos eleitos nos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores em três municípios: Valença do Piauí, Novo Oriente e Lagoa do Sítio. Este ano, diferente dos anos anteriores, as solenidades de diplomação serão feitas separadamente em cada município e não mais em uma solenidade única de cada zona eleitoral. O primeiro município a realizar a diplomação será Novo Oriente em cerimônia que será realizada no dia 17 de dezembro está às 10h na Câmara Municipal. Serão diplomados o prefeito reeleito Afonso Sobreira (PP), a vice-prefeita Odeni de Jesus (PT) e os vereadores Jaquelyne Nunes, Socorrinha do Martonio e Emerson Gomes (Som) pelo MDB; José Nilton, Marcos Antonio (Toin Velho) e Deusimar Aguiar pelo PROGRESSISTAS ; Nonato do PT e ainda, Francisco Queimado e Junior Martins pelo PODEMOS.
No dia 18 de dezembro, será a vez de Valença do Piauí realizar a sua diplomação. O ato acontecerá as 10:00h na Câmara Municipal. Serão diplomados o prefeito reeleito Marcelo Costa (PP), o Vice-Prefeito reeleito Rubens Alencar (PSD) e os vereadores Abdonsinho da Saúde, Ariana Rosa, Edilsa do Vale e Edna Quaresma pelo PROGRESSISTAS; Benoni José, Chico do Major, Leilivan Martins e Rafaella Sampaio pelo PDT; Lívia Nogueira e Geane Veira pelo PT e Íris Moreira pelo MDB.
No dia 19 de dezembro, será a vez da diplomação dos eleitos em Lagoa do Sítio.A solenidade acontecerá às 08:00h na câmara municipal e serão diplomados o prefeito reeleito Sávio Moura (PP), o Vice-Prefeito reeleito Isauri Moura (PP) e os vereadores Francisco Moura, Raecio Sousa, Chico do Valdemar, José Gabriel pelo PROGRESSISTAS; Antonio Baguim, Gleison Rabelo e Chaga da Bia pelo MDB; Marlos Reis e Itamar Reis pelo PT. Vale lembrar que em cada município serão diplomados dois suplentes de cada partido que elegeu ao menos um vereador em cada município, decisão essa que partiu dos respectivos juizes eleitorais de cada zona.
A diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral chancela que o candidato foi efetivamente eleito e, por isso, está apto a tomar posse no cargo. Nessa ocasião, ocorre a entrega dos diplomas, assinados pelos respectivos juízes de cada zona eleitoral.