O Instituto Qualitativa está sendo investigado pela polícia federal sob a acusação de fraude em pesquisas de intenção de voto cometida no município de Barão de Grajaú, no estado do maranhão. A denúncia é do famoso apresentador e jornalista investigativo Welington Raulino da TV Tropical, localizada no referido município maranhense, na divisa com o Piauí, vizinha de Floriano no Piauí.

Segundo o jornalista, uma pesquisa realizada recentemente no Município de Barão do Grajaú, no Maranhão, teria sido fraudada a pedido do comando de campanha da prefeita e candidata à reeleição, Claudimê Araújo Lima (PSD). Welington Raulino afirma ainda que a sua equipe de reportagem conseguiu gravar o dono do instituto explicando como funciona o esquema de venda de pesquisas pelo instituto, que também teria recebido uma nota de repúdio do Conselho Regional de Estatística, combatendo veementemente supostas fraudes cometidas pelo Instituto Qualitativa neste ano de 2024. Raulino afirma ainda que o áudio com a gravação com o dono do instituto foi disponibilizado para a polícia federal e para o Tribunal Regional Eleitoral para eventual apuração.

No áudio, é possível ouvir o suposto dono do instituto de pesquisa afirmar que uma pesquisa feita com 400 entrevistados custaria a quantia de R$ 7.500,00 sem o registro e de R$ 9.500,00 com o registro. Também é possível ouvir quando uma pessoa questiona qual seria a diferença entre a pesquisa com registro e outra sem o registro, o que lhe é explicado que o registro possibilitaria a divulgação em todos os meios de comunicação, como televisão, rádio, jornal e internet, o que não poderia ser feito casso não tivesse o registro no tribunal eleitoral.

No polêmico material de áudio e vídeo é exposto o nome do senhor Paulo Leonardo da Vera Costa, como sendo o sócio-admistrador da empresa. Para efeito de informação, o instituto Qualitativa no último mês de julho, teve suspensa a divulgação de uma pesquisa de intenção de voto no município de Oeiras por ter apontados contra si indícios de irregularidades no questionário aplicado, que induz o entrevistado a associar os candidatos locais a figuras políticas nacionais polarizadoras, como o governador Rafael Fonteles, o senador Ciro Nogueira, o presidente Lula e o ex-presidente Jair Bolsonaro. Essa associação. segundo decisão judicial compromete a imparcialidade da pesquisa, induzindo os eleitores a associarem suas preferências eleitorais a sentimentos e opiniões formadas sobre os ex-presidentes, distorcendo a realidade das eleições locais.

O Instituto Qualitativa foi o mesmo que que realizou uma pesquisa eleitoral em Valença, cujos resultados foram divulgados no último dia 13 de setembro, em que colocava o candidato Leonardo Nogueira (PT) 5 pontos percentuais a frente do atual prefeito Marcelo Costa (PP), números totalmente destoantes dos divulgados pelo Instituto Idealize e divulgado a pouco mais de um mês em que o prefeito Marcelo Costa apareceu com 76% das intenções de voto contra 15% de Leonardo Nogueira, ou seja, números totalmente divergentes em pouco mais de um mês, sem que tenha tido nenhum fato novo nesse intervalo de tempo. Um vídeo que circula nas redes sociais desde a noite de ontem (14) viralizou e ganhou repercussão, veja abaixo:

efca70f9-8dc6-400e-8a9d-4ff2015ae68a

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui