O último comício da coligação PT/MDB teve momentos de baixo nível, especificamente no discurso do ex-vereador Joaquim Filho que concorre a uma vaga na câmara municipal pelo PT, tentando pela segunda vez voltar ao parlamento valenciano. Em um trecho do seu discurso, o-ex parlamentar proferiu palavras de baixo calão contra o prefeito Marcelo Costa: “…Vamos, daqui pra frente, tirar esses corruptos que hoje governam nossa Valença, tirar esses ladrões, iniciados por Marcelo Costa, o Ali Babá e os quarenta ladrões que estão dentro desta prefeitura. Esse pessoal aí, tem que voltar para Brasília para trabalhar lá…”, afirmou.
Para quem não sabe, Joaquim Filho foi vereador por cinco mandatos, chegando a obter 712 votos quando ainda era do PTB nas eleições de 2008. quando tinha um certo prestígio, sendo o principal representante político do então senador João Vicente Claudino, também na época no PTB. Quando João Vicente deixou a política em 2014, Joaquim Filho, que já tinha visto sua votação desmoronar na eleição de 2012, quando recebeu 403 votos, mas, que mesmo assim, ainda lhe garantiu um mandato de vereador, amargou uma queda ainda maior nas eleições de 2016, quando recebeu insignificantes 236 votos. Mesmo assim, acom a cassação de seis vereadores em 2019 pelo TSE por fraude eleitoral e com as votações dos mesmos sendo anuladas, Joaquim foi um dos vereadores que assumiram em caráter efetivo um mandato parlamentar, que durou até o ano de 2020, onde novamente concorreu novamente ao legislativo, obtendo 246 votos.
Desta vez, concorrendo pelo PT, depois da extinção do PTB em 2023, Joaquim Filho, ainda mantém o mesmo estilo nos palanques, sempre com falas contundentes e por muitas vezes pesadas que já não empolgam mais o público, como acontecia num passado recente. Sem mandato e sem grandes apoios como tinha em outras eleições, suas chances de êxito são mínimas, principalmente em uma coligação que não dispõe de muitos candidatos competitivos que possam eleger muitos candidatos. Os tempos são outros, onde os discursos incisivos não refletem mais aquilo que o eleitor quer, que são propostas para que o município possa se desenvolver. Com a palavra, sempre o eleitor, verdadeiro dono do voto. Clique no link abaixo e veja o vídeo:
a6c9b495-d212-4f39-afcc-bfc37a01b624