A 18ª Zona Eleitoral divulgou de forma oficial o eleitorado apto a votar nas eleições de 2024 de Valença do Piauí. Neste ano 17.412 eleitores estarão aptos a votarem no pleito eleitoral que se avizinha, ou seja, não possuem nenhum impedimento legal de exercer a sua cidadania. O aumento em relação a eleição de 2020 foi de 1.852 eleitores, o que representa um acréscimo de aproximadamente 12% de eleitores aptos a votarem.

O eleitorado apto é importante, pois é com ele que os partidos projetam o número de votos que cada partido deverá ter para eleger uma maior quantidade de vereadores para a câmara municipal, o que é alcançado se o partido conseguir atingir o quociente eleitoral, que vem a ser a soma do número de votos válidos, que são os votos nominais, conferidos a cada candidato e ainda somados aos votos de legenda, que são aqueles em que o eleitor vota somente no número do partido e confirmou, exclui-se dessa soma os votos brancos e nulos. Daí, divide-se o total de votos válidos pelo número de vagas a preencher na câmara municipal, que, no caso de Valença, são 11.

Baseados nos números da eleição de 2020, onde houve um comparecimento de 94,39% e uma abstenção de 14,48% e ainda 5,62% de votos brancos e nulos, se pode concluir que o quociente eleitoral de 2024 deverá girar em torno entre 1260 a 1300 votos para cada partido para eleger pelo menos um vereador em Valença. Vale lembrar que estes cálculos são apenas projeções, baseados na nos números da eleição anterior, não se podendo cravar, categoricamente, o valor exato, pois os número poderão variar para mais ou para menos, a depender do resultado das urnas.

As movimentações tem se intensificado nos nos últimos dias com a definição das convenções partidárias que já podem ser realizadas a partir do dia 20 de julho até 05 de agosto. O primeiro partido a realizar sua convenção é o Rede Sustentabilidade, que no dia 20 de julho deverá homologar o seu apoio a reeleição do prefeito Marcelo Costa com o lançamento de sua chapa de candidatos a vereador, formada na sua totalidade por candidatos sem mandato, uma estratégia diferenciada apresentada pelo partido desde o prazo de filiações em abril deste ano. A convenção está marcada para as 19:00h no Espaço Cajuí, no bairro Novo Horizonte. O partido resolveu realizar sua convenção separadamente para se adiantar nas questões burocráticas que envolvem todos os candidatos da sigla.

No dia 27 de julho será a vez dos partidos PROGRESSISTAS, PSD e PDT, realizarem suas convenções no Crovapi Clube. Os três partidos sacramentarão o apoio a reeleição do prefeito Marcelo Costa (PP) e de seu vice Rubens Alencar (PSD). O PDT participará da chapa com o lançamento de sua chapa de vereadores, que a exemplo do PROGRESSISTAS, conta com vários nomes com mandato na câmara municipal. A convenção será realizada no Crovapi Clube a partir das 17:11h e promete ser uma das mais prestigiadas desta eleição.

No dia 28 de julho será a vez do PT e do MDB realizarem suas convenções no auditório do Colégio Santo Antonio, onde deverão homologar apoio ao candidato Leonardo Nogueira (PT) que até o momento ainda não tem seu candidato a vice-prefeito definido, mas, que, segundo os bastidores, deverá ser indicação do MDB. Além da indefinição quanto ao nome do candidato a vice, Leonardo ainda deverá travar uma batalha jurídica após as convenções, já que até o momento, se encontra inelegível para esta eleição, conforme decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que cassou o seu mandato de vereador em 2019 e também o condenou a 8 anos de inelegibilidade por fraude às cotas de gênero nas eleições de 2016, quando foi eleito, tendo sua mãe Ivaltânia Nogueira como candidata fictícia, o que levou o tribunal eleitoral a uma punição de 8 anos sem se candidatar, contados a partir das eleições de 2016. Vale lembrar que na eleição de 2020, Leonardo insistiu em ser candidato a vice-prefeito na chapa de reeleição da então prefeita Ceiça Dias e foi barrado pela justiça eleitoral, tendo que ser substituído 15 dias antes da eleição. Leonardo tem dito em todas as suas movimentações que não terá nenhum problema com sua candidatura e que está apto a disputar a eleição.

O Partido Republicanos, que tem o vereador Kássio Gomes como candidato a prefeito ainda não definiu a data da sua convenção, assim também como não definiu o nome do candidato a vice-prefeito, bem como ainda não divulgou a sua chapa de vereadores. Gomes tem dito em todas as suas entrevistas que não iria desistir da disputa eleitoral e que continuaria aliado do governador Rafael Fonteles em qualquer situação.

Esse é o cenário atual das eleições em Valença do Piauí, que pelo terceiro pleito consecutivo não deverá ter apenas dois candidatos, como era costume em eleições anteriores recentes, o que acirrava ainda mais os ânimos entre os concorrentes e seus apoiadores. Vamos aguardar as próximas movimentações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui