O nome do odontólogo Tomé de Santa Cruz (PT) foi homologado como candidato a prefeito de Santa Cruz dos Milagres em convenção realizada na manhã de hoje. O nome do contabilista Luiz Gomes (PSD) foi homologado candidato a vice-prefeito na chapa oposicionista. A convenção foi marcada por grande público presente e bastante animação, com charangas e bandeiras que agitaram as dependências do Mukifus Clube, local da convenção, no centro da cidade.
Foram homologados 10 candidatos a vereador pelo PT. São eles: Bartolomeu do sindicato, Erício Araújo, Eliane Alves, Loura do PT, Marcos Moura, Maria da Glória, Santo Neto, Ursulino Neto, Sebastião do Firmo e Vanderlei Alves. Pelo PSD, foram homologados 06 nomes: Dimas Portela, Antonia Moura, Edilene Rodrigues, Jeová Rodrigues, Leonardo Reis e Irmão Valdeci.
Estiveram presentes o prefeito de Aroazes, Manoel Portela Neto, os deputados estaduais Dr. Vinícius e Nerinho, ambos do PT, o deputado federal Castro Neto (PSD) que reafirmaram os seus compromissos com Santa Cruz dos Milagres, através de suas forças junto ao governo do estado e governo federal para alavancar recursos para o município, a exemplo do que já vem acontecendo, citando como exemplo a estrada que liga Santa Cruz dos Milagres a Aroazes que está em andamento e deve ser inaugurada brevemente, fruto do empenho da bancada estadual da base do governador Rafael Fonteles, através do DER-PI (Departamento de Estradas e Rodagens do estado do Piauí).
Durante a convenção foram exibidos vídeos contando a história do município, bem como a história de um dos principais entusiastas da sua emancipação política, Manoel Portela de Carvalho, nascido e criado em Santa Cruz dos Milagres e três vezes prefeito de Aroazes, falecido em 1996 e pai do candidato Tomé de Santa Cruz.
No seu discurso, o ex-prefeito do município, Dimas Portela, que concorre a uma vaga de vereador nesta eleição, destacou que a eleição de Tomé será um resgate de tudo que foi feito pela família Portela no município: “O grupo que está no poder tem tentado mudar essa história, mas, ao longo da campanha nós iremos mostrar que tudo que tem na área da saúde e da educação foi feito pela família Portela. Não tem um colégio em Santa Cruz que não tenha sido feito pela família Portela”, afirmou Dimas, que destacou também o resgate da união de duas famílias, Portela e Minervino, que este ano estão em sua grande maioria do mesmo lado político depois de anos em lados opostos, lembrando dos já falecidos Manoel Portela e José Pequeno, pais de Tomé e Luiz Gomes, respetivamente.
Tomé no seu discurso, destacou o legado da sua família dos primórdios aos dias atuais: “Antes da emancipação de Santa Cruz, veio o Cônego Acylino Portela construir a igrejinha velha que fica no alto do morro. Quando Santa Cruz começou a se desenvolver e precisava de uma escola, foi Eustáquio Portela quem veio construir uma escola em Santa Cruz. Quando Santa Cruz precisou ser emancipada, foi Manoel Portela, Dimas Portela, Teinha Portela e outros mais que vieram a lutar por essa emancipação. E hoje, Santa Cruz está precisando novamente dos Portela’s e Tomé Portela está vindo, juntamente com o lado bom dos Minervino’s, como Luiz Gomes, Vanderlei, Manoel Pimba, entre outros Minervino’s”, afirmou Tomé.
Durante a convenção, Tomé, visivelmente emocionado e ao lado dos filhos e de sua esposa Evilane, relembrou o período em que foi infectado pelo vírus da COVID 19 e ficou por 17 dias entubado para recuperação e que sobreviveu graças a um milagre e que tinha prometido para sua família não entraria mais em política. Mas, que recebeu uma missão, da qual não poderia fugir, que é cuidar de Santa Cruz dos Milagres, finalizou Tomé. Veja abaixo os principais momentos da convenção que homologou Tomé de Santa Cruz e Luiz Gomes candidatos a prefeito e vice-prefeito de Santa Cruz dos Milagres em 2024 feitas pelas câmeras do Gazeta Imparcial: