Aconteceu na noite desta quarta-feira (05), com a presença de um grande número de fiéis católicos, a tradicional missa da quarta feira de cinzas, abrindo as celebrações quaresmais em Valença do Piauí. A celebração foi presidida pelo pároco da paróquia de Nossa Senhora do Ó e Conceição, padre Wanderley Moraes e concelebrada pelos diáconos Balbino Miranda e Rogério Carvalho. Neste ano, diferente dos anos anteriores, não foi realizada a celebração pela manhã, o que contribuiu para que a igreja ficasse superlotada nas suas dependências internas, sendo que muitos fieis assistiram a missa do lado de fora do templo.
A Missa das Cinzas no Brasil, como de costume, marca o início da Campanha da Fraternidade que este ano traz o tema “Fraternidade e Ecologia Integral” e o lema “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31). A campanha é um convite, uma reflexão sobre as consequências do modo de vida dos seres humanos, da concepção de progresso e desenvolvimento sobre a capacidade do planeta e como a ação humana interfere e tem interferido de modo prejudicial as condições de vida no planeta.
Segunda a tradição católica, a quaresma é, basicamente, um período de quarenta dias em preparação para a Páscoa, que é o grande acontecimento da Igreja Católica – período em que antecede a paixão, morte e ressureição de Cristo. Nesta época do ano, a Igreja Católica sugere três atitudes para que os cristãos possam se preparar durante a quaresma e buscar mais proximidade com Deus: Jejum, que são penitências físicas e de atitudes; esmolas que é o ato de caridade para com o próximo mais necessitado; e, por último, a oração, que é a sintonia mais forte entre os cristão e Deus.
Na celebração, o padre Vanderlei Morais anunciou a realização de um mutirão de confissões para o dia 25 de março, onde vários padres, ficarão na igreja matriz, a partir das 19h para ouvir os fieis em confissão. O evento visa fazer com que os fieis católicos tenham a oportunidade de fazer a sua confissão, que é o segundo mandamento da igreja católica, que envolve a confissão de pecados cometidos contra os mandamentos de Deus e simboliza um ato de humildade e arrependimento que permite a reconciliação com Deus e com a comunidade de fé. Veja as fotos da missa da quarta-feira de cinzas da paróquia de Nossa Senhora do Ó e Conceição feitas pelas lentes do Gazeta Imparcial: