Foi realizada na última sexta-feira (28) a celebração em homenagem aos 100 anos de nascimento de Tertuliano Lima Neto (Terto). A celebração foi presidida pelo diácono Balbino Miranda e aconteceu no lugar onde está localizada a sua sepultura ao lado do Cemitério São Benedito no bairro Pista Nova. Um bom público foi registrado, algo que merece destaque, visto que a cada ano a celebração tem recebido bem mais pessoas, que passam a conhecer a história de vida do Terto que já faz parte da cultura de devoção popular valenciana.
Neste ano, mereceu destaque a presença do jovem professor valenciano Carlos Vinícius Tavares, que fez um depoimento agradecendo por uma graça alcançada, mediada pela alma do Terto. Carlos Vinícius afirmou que passou por um gravíssimo problema de saúde há alguns anos, tendo que ser internado na uma UTI de um hospital da cidade de Fortaleza no Ceará, sendo que a sua família rogava a alma do Terto para mediação junto a Deus pela recuperação da sua saúde.
Também merece destaque a presença do senhor Eustásio Araújo, que vem a ser o único valenciano ainda vivo que esteve presente no enterro de Tertuliano no ano de 1948. Hoje com 90 anos de idade, Eustásio relatou como fez para ir ao enterro do Terto. “Meu pai tinha dito que não era pra ninguém lá de casa ir ao enterro, mas, eu dei um jeito de sair sem ninguém perceber e acabei indo ao enterro, desobedecendo a ordem do meu pai“, afirmou. Confira abaixo fotos da missa de 100 anos de nascimento de Tertuliano Lima Neto (Terto):







