O arcebispo metropolitano de Teresina, Dom Juarez Sousa, cancelou de última hora a sua vinda a Valença do Piauí nesta última terça-feira (29). A visita do arcebispo estava programada desde a semana anterior, onde o mesmo seria recebido por fieis paroquianos no patamar da igreja de Nossa Senhora do Ó e Conceição no final da tarde e logo depois celebraria na Igreja de São Benedito, que está em festejo a noite. Logo no início da noite anterior (28), já começaram a circular informações de que o arcebispo teria cancelado a sua vinda a Valença, o que foi confirmado nas primeiras horas de ontem (29), sem apresentar justificativas plausíveis, o que causou estranheza entre os que aguardavam a presença do chefe diocesano.
Diante disso, um grupo de fieis valencianos, adeptos da criação da diocese de Valença, que ganhou corpo depois da decisão pela divisão da arquidiocese de Teresina há cerca de dois meses, resolveu se manifestar pacificamente com faixas colocadas na frente da Igreja Matriz, conclamando aos responsáveis pelo processo de criação da nova diocese para que Valença seja escolhida como nova sede diocesana. Vale lembrar também que, segundo informações colhidas, junto com a decisão de criação da nova diocese, também teria sido feito um indicativo de que a nova circunscrição eclesiástica teria como sede a cidade de Água Branca na região do médio parnaiba, desconsiderando outras regiões, como a região de Valença, que já possui uma estrutura física, praticamente pronta e um contexto histórico e religioso bem mais antigo e conhecido em todo o estado.
A festa do Divino Espírito Santo, que este ano se tornou patrimônio imaterial do estado do Piauí, o santuário de Santa Cruz dos Milagres, único santuário piauiense reconhecido pelo Vaticano, que se encontra na região de Valença, a igreja matriz de Nossa Senhora do Ó e Conceição, datada de 1898, sem contar os 14 municípios que compõem a chamada Confederação Valenciana, serão os principais argumentos apresentados no projeto de criação da futura diocese, o qual Valença pleiteia e que ora está em análise.
O movimento em prol da criação da diocese de Valença já é o assunto mais comentado no meio social e religioso valenciano e um dos temas mais discutidos nas redes sociais, pois já conta com o apoio significativo de vários prefeitos e vereadores da região, que já se manifestaram a favor da causa e pretendem unir forças para que o antigo sonho valenciano se torne realidade. Para isso, um grupo de fiéis valencianos se mobilizará para definir os próximos passos da campanha pela criação da Diocese e o movimento pretende chegar a todas as instâncias católicas que decidirão o futuro da atual arquidiocese de Teresina. Para isso, está sendo programado para o dia 01 de novembro as 18:00h no patamar da Igreja Matriz, um momento de oração com a comunidade católica valenciana rezando pelo sucesso da criação da diocese de Valença e, logo em seguida, todos irão em procissão até a Igreja de São Benedito onde terá o encerramento da festa daquela igreja.
Vale lembrar, para efeito de informação, que a decisão final sobre a criação de dioceses, pertence a Santa Sé, no Vaticano, ou seja, o Santo Padre, o Papa Francisco, decidirá, depois de ouvido o arcebispo da diocese ora desmembrada, que por sua vez, deverá ouvir os argumentos prós e contras da nova circunscrição eclesiástica. Vamos aguardar os próximos passos.