Igreja super lotada, emoção, homenagens e sentimentos de saudade, esses foram alguns dos inúmeros momentos que marcaram a missa de despedida do padre Vanderlei Morais da paróquia de Nossa Senhora do Ó e Conceição em Valença, bem como pelos seus 24 anos de vida sacerdotal, ocorrida na noite ontem (02) na Igreja Matriz de Valença. Diversos grupos, pastorais e movimentos prestaram inúmeras homenagens ao pároco, que no próximo dia 06 de março assumirá a paróquia de São Gonçalo na cidade de Regeneração, na região do médio parnaíba piauiense.

Na sua homilia, padre Vanderlei falou citou a passagem bíblica: “Tudo posso naquele que me fortalece“, do livro dos filipenses e disse que Deus é a sua fortaleza diária. Também falou da sua chegada a Valença em fevereiro de 2020 e das dificuldades enfrentadas pelas medidas sanitárias e de saúde da pandemia da Covid-19, algo então inédito, tendo que fechar os templos paroquias por determinação judicial, fazendo com que fossem criados novos meios de evangelização, principalmente através das redes sociais, mas, que com a compreensão e a ajuda de todos os valencianos conseguiu adaptar a paróquia a realidade daquele momento tão difícil em todo o mundo.

O paroquiato do Padre Vanderlei foi marcado pela estabilização das finanças paroquiais e também pela reforma do entorno da Igreja Matriz e de outras capelas paroquiais, mostrando assim, a correta aplicação dos recursos arrecadados junto à comunidade católica valenciana e entregando a paróquia sem débitos para o seu sucessor.

A passagem do padre Vanderlei também ficou marcada por uma polêmica, no que diz respeito a reforma da igreja de São Benedito, primeiro templo católico da cidade, datado de 1727 e tombada por lei municipal há mais de 20 anos, que durante a sua reforma em 2024, teve retirado o arco romano, próximo ao altar, visto que toda a parte externa e interna do templo é protegida por lei. Diante disso, e depois de intervenção do ministério público, a obra chegou a ser embargada judicialmente, até que um acordo entre a paróquia e a justiça fosse feito, retornando com o referido arco e sendo reaberta ao público.

Polêmicas à parte, Padre Vanderlei Morais entra para o rol dos padres que deixarão saudades na comunidade católica valenciana pela sua simplicidade e também pela sua forma de trabalho pastoral e administrativa. Confira abaixo as fotos da missa de despedida do padre Vanderlei Morais de Valença, feitas pelas câmeras do Gazeta Imparcial:

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui