A Comunidade Contendas, no interior do município de Inhuma, celebrou na manhã de ontem (10), os 50 anos da primeira celebração eucarística na localidade. A celebração festiva foi presidida pela pároco da Paróquia de São José, Padre Daniel Rodrigues e co-celebrada pelo vigário Padre Diego Santos. A celebração, como de costume, reuniu um grande número de fieis, que vieram de outras localidades do município de Inhuma e também de outras cidades da região.

Este ano foi uma celebração especial por comemorar os cinquenta anos da primeira celebração, ocorrida em 01 de janeiro de 1976, quando o município de Inhuma ainda fazia parte da paróquia de Nossa Senhora do Ó e Conceição em Valença do Piauí, que na época tinha como pároco o padre Raimundo Nonato Neri Sobrinho, o padre Neri, como era mais conhecido popularmente. Ao longo do tempo, vários sacerdotes celebraram a tradicional missa na comunidade, mantendo viva uma tradição que já dura meio século.

A celebração campal ocorre sempre nas primeiras semanas do mês de janeiro, na residência da matriarca da família Solano, a senhora Joana Solano, que tem 88 anos de idade e todos os anos recebe com muita alegria todos os fieis presentes a atividade religiosa em sua residência. No final da celebração foi lido um pequeno relato da história da celebração, escrito pelo professor e historiador valenciano Antonio José, remontando a meados da década de 70 do século XX, quando os padres ali se faziam presentes para as chamadas ”desobrigas”, que eram as visitações dos padres a locais onde não tinham capelas e nem igrejas, para celebrarem missa,  fazer confissões para absolvição de pecados e realizar batizados e casamentos e que, pela escassez de padres, eram feitas de forma sazonal.

Após a celebração religiosa, foi servido o tradicional almoço, com comidas típicas da culinária regional e também a tradicional distribuição de bombons e lembranças aos presentes, seguido de um tradicional e animado forró pé de serra. Confira abaixo fotos da tradicional celebração na comunidade Contendas:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui