O município de Novo Oriente do Piauí está de luto. Faleceu nas primeiras horas da tarde de hoje, o ex-vereador Sebastião Barbosa Tôrres, aos 86 ano. Ele estava internado há seis meses na capital, Teresina, por consequências de um politraumatismo que afetou vários membros do corpo e foi causado por um acidente automobilístico ocorrido no último mês de junho em uma estrada vicinal da localidade Varjota, zona rural do município de Barra D’Alcântara, onde residia ultimamente. Daí em diante, uma série de procedimentos cirúrgicos foram realizados, culminando com várias intercorrências, sendo que o mesmo foi reconduzido várias vezes a unidade de terapia intensiva do Hospital São Marcos, onde se encontrava internado.
Na política, Sebastião Tôrres teve passagem destacada em Novo Oriente do Piauí, ocupado o cargo de vereador por 10 mandatos, sendo 9 eleitos e o último como suplente convocado. Também foi presidente da câmara municipal no biênio 1999/2000. E foi exatamente neste período que Sebastião Tôrres protagonizou um momento único da política novo orientina. Foi quando o então prefeito Dó Sobreira, que não conseguiu a reeleição naquele ano, foi afastado do cargo judicialmente há menos de um mês do fim de seu mandato e a então vice-prefeita Olívia Ribeiro, recusou-se a assumir o cargo. O então presidente da câmara Sebastião Tôrres, segundo na linha de sucessão, assumiu a prefeitura municipal por um curto período de quatro dias de 27 a 31/12/2000 promovendo uma série de medidas administrativas para minimizar a conturbada administração municipal que vivia o município, principalmente, no que diz respeito a pagamentos de pessoal, até que uma liminar judicial reconduziu o prefeito afastado Dó Sobreira ao cargo.
Sebastião Tôrres foi líder do governo na câmara municipal no segundo governo do então prefeito Marcos Vinícius Dias (2013-2016) e, depois, foi secretário de relações institucionais no governo do então prefeito Arnilton Nogueira (2017-2020). Tentou voltar a câmara municipal em 2020, mas, não logrou êxito. Posteriormente, transferiu o seu domicílio eleitoral para o município de Barra D’Alcântara, onde tentou se eleger vereador em 2024, sem êxito.
Mesmo nos anos em que não possuia mandato eletivo, Sebastião Tôrres nunca saiu definitivamente da política e sempre contava com seus grupo de amigos para apoiar os seus candidatos. Era popular e gostava de muito de andar pela cidade ouvindo o povo. também era dono de uma alegria e um bom humor que contagiava a todos em sua volta com suas histórias hilárias, se tornando uma figura bastante conhecida na região valenciana e até fora dela. Clique no link em azul abaixo e veja um vídeo de 2016, reproduzido pela TV Antena 10, onde Sebastião Tôrres fala do segredo para tamanha longevidade na política:






