As festividades de aniversário de 263 anos de Valença do Piauí, ocorridas no último final de semana, transcorreram na mais pura tranquilidade, como é de costume no município. Para além das inaugurações e presença de grande público, outro fato que chamou muita a atenção dos que acompanharam todos os eventos, foi o alinhamento perfeito entre o prefeito Marcelo Costa (PP) e o Vice-Prefeito Rubens Alencar (PSD).

A figura do Vice-Prefeito no decorrer de uma administração, normalmente, passa despercebida, pois trata-se de um cargo que tem como função constitucional apenas substituir o prefeito em caso de ausência por licença ou outro impedimento legal. No entanto, tem-se notado, ultimamente, uma grande visibilidade do Vice-Prefeito Rubens Alencar nos principais eventos festivos do município, sobretudo os mais vultuosos.

Rubens foi um vice-prefeito que mostrou fidelidade ao grupo do prefeito Marcelo Costa desde quando aceitou ser novamente ser candidato a vice-prefeito nas eleições de 2020, depois de ocupar o cargo pela primeira vez no governo do prefeito Jarbas Matias (2001-2004), onde não teve espaço no governo e acabou rompendo no meio do mandato e tendo submetido o seu nome a apreciação popular por três vezes, das quais duas andou muito perto de conquistar a vitória na urnas.

No primeiro mandato do prefeito Marcelo Costa, foi um vice-prefeito exemplar, ao contrário do que pregavam os adversários e até mesmo alguns aliados do prefeito que apostavam todas as fichas que o “filme” se repetiria. No entanto, não foi isso que foi visto, pois durante a administração, mesmo com alguns contratempos pontuais, Rubens se manteve firme no apoio ao prefeito, permanecendo na retaguarda e atuando quando foi convocado, como quando assumiu a secretaria de obras por mais de dois anos.

Veio a pré-campanha e Rubens resistiu até mesmo ao chamado “canto da sereia” vindo de adversários, que, vendo a derrota iminente nas eleições de 2024, partiram para o “tudo ou nada”, criando fake news e teorias da conspiração a fim de tumultuar o alinhamento entre prefeito e vice-prefeito. Observou-se também até mesmo dentro do próprio grupo governista, figuras que “tocavam o terror”, afirmando que Rubens não faria mais parte da chapa de reeleição de Marcelo. Rubens, por sua vez, afirmava em alto e bom som nas entrevistas à imprensa valenciana de forma incisiva: “Quem apostou que eu iria brigar com o Marcelo, quebrou a cara“. Essa era a resposta na ponta da língua sempre que alguém o questionava sobre algo a respeito.

Neste segundo mandato, o que se tem percebido não só nas aparições públicas, mas, também nos bastidores da política valenciana, é que prefeito e vice se mostram cada vez mais irmanados não só nos discursos, mas, também na manutenção do modelo administrativo, do qual se iniciou em 2021. “O nosso prefeito Marcelo Costa tem feito a diferença nos últimos cinco anos, mostrando uma administração de compromisso com a população, tendo a nossa parceria que fez com que nos sentíssemos não só capazes e competentes, mas com o compromisso de continuar transformando nosso município numa nova realidade, trazendo a Valença dos nossos sonhos para ser um lugar de destaque e de progresso, feita por homens e políticos que fazem a diferença na política do Brasil“, afirmou Rubens Alencar no seu discurso na festa de aniversário dos 263 anos de Valença. Como diz o dito popular: “O futuro a Deus pertence”. Vamos aguardar as próximas cenas deste capítulo da história política valenciana.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui