As cidades de Valença e Novo Oriente do Piauí amanheceram de luto nesta terça-feira por conta da notícia do falecimento do agente comunitário de saúde Francisco Nemésio Soares aos 57 anos de idade. Natural de Novo Oriente do Piauí, ele trabalhou por muito tempo como agente comunitário de saúde na sua cidade natal, onde, anos depois, por conta de problemas de saúde, o mesmo foi cedido para prestar serviços, inicialmente no tribunal especial de pequenas causas e, posteriormente, no Tribunal de Justiça na comarca de Valença do Piauí, onde veio a fixar moradia em Valença, onde se concluiu o curso técnico de administração pelo Centro Estadual de educação Profissional Santo Antonio e, posteriormente, se graduou em pedagogia pela UESPI. Nemésio deixou duas funções no TJ-PI há cerca de três anos, quando voltou a desempenhar sua função original como agente comunitário de saúde.
Mas, foi nos grupos e movimentos da igreja católica de Novo oriente e Valença que Nemésio ficou mais conhecido pela sua dedicação e zelo e por sua capacidade de liderança frente aos grupos que participava, entre eles, equipe de liturgia, grupo de missionários, este último muito forte na década de 1990 no paroquiato do padre Gilberto Freitas, então pároco de Valença, da qual Novo Oriente pertencia. Nemésio era um cristão que sempre procurava cumprir os preceitos católicos, sobretudo nos períodos de guarda e de festas.
Outra característica marcante de Nemésio era a sua grande paixão pelo carnaval de rua realizado em Valença, onde por muitos anos se fantasiou a caráter nos corsos, bailes e no espaço Zé da Chica, onde a alegria era a sua marca registrada dentro e fora da folia de momo, onde contagiava a todos com o seu bom humor. Também atuou no teatro no espetáculos da Paixão de Cristo, apresentado anualmente e, recentemente atuou no curta metragem A procissão dos mortos, do diretor Raimundo Barbosa, bastante elogiado no meio artístico. Tamanha era a sua dedicação, que em 2015 foi agraciado com o título de cidadão valenciano por proposição do então vereador Wilton Nunes. A prefeitura de Novo Oriente emitiu nota de pesar lamentando a partida precoce de Nemésio Soares e nas redes sociais, muitas foram as manifestações de luto e saudades pela sua partida tão efêmera nas mais diversas formas, mostrando o carinho e o apreço que todos os seus amigos tinham pela sua pessoa.
O colunista social Lindomar Amâncio, amigo pessoal de Nemésio, escreveu o seguinte texto em suas redes sociais: “Morre hoje parte da cultura valenciana e novo orientina, Nemésio foi protagonista de sua própria história, fez por merecer as grandes amizades e aplausos que conquistou, atuou na justiça, como agente de saúde, levou esperança e o ombro amigo a muitos lares, no carnaval fez história com suas fantasias irreverentes sempre enfatizando a história de nossa gente com uma boa dose de humor, na igreja católica deu sua e significativa contribuição, participou de grupos, pastorais e era uma força viva nos movimentos católicos. Hoje se despede da vida e dos amigos deixando um forte legado de ser humano, cristão, profissional e figura cultural marcante. Será difícil ouvir uma machinha de carnaval sem vir à tona a memória do guerreiro, amigo Nemésio, que parte para o plano superior, com a consciência do dever cumprido no plano terreno. Vai Nemésio, se encontra com Deus, ele te chamou, ele que te receba. Quanto a nós, fica a certeza que somos mortais, e que um dia todos nós passaremos do material para o espiritual, hoje foi seu dia, sentiremos sua falta.”, afirmou. Veja abaixo algumas das manifestações de pesar pela partida prematura do amigo Nemésio Soares.