Em um áudio que circula a alguns dias nos grupos de whatsapp de Santa Cruz dos Milagres, o ex-prefeito e atual vice-prefeito, Neto Minervino, trata com ironia a provável e cada vez mais iminente escolha do ex-secretário de saúde, Edilberto Mendes, como sucessor do atual prefeito Wilney Rodrigues (PP). No trecho que foi viralizado, Neto diz: “O Edilberto tá a quantos anos na saúde? Uma saúde horrorosa. Porque se tu tiver lá no hospital doente, o Edilberto não tem coragem de pegar o carro dele e te buscar não.”
Em outro trecho, Neto afirma: “Tem que gostar, o negócio é que a pessoa tem que gostar de gente. Não é só tu pegar na mão não, tu tem que gostar, entendeu? Tu tem que atender, pegar na mão, botar, levar…É isso”. Em outra parte do áudio, Neto faz elogio ao empresário Manoelsinho Portela: “Olha, tinha um “bichin véi” que quando eu trabalhava com o Teinha, pode ter seus defeitos, mas, ele era bom na saúde. Era o Manezin Portela, ele carregava gente era nos braços”. No último trecho do polêmico áudio, Neto, usando de ironia, afirma: “Rapaz, eu não sou Deus não e não sou milagroso não. Aí nem eu salvo, nem eu salvo, entendeu? Aí vocês querem eu com o Edilberto pra salvar? Muito bonito, um negócio desses.”, finaliza Neto Minervino.
O desabafo de Minervino tem origem ainda da eleição de 2020, quando Neto e algumas pessoas ligadas ao seu grupo, chegaram a ensaiar um rompimento com o atual prefeito Wilney Rodrigues, fato que não teve consistência devido ao cenário conturbado em que vivia a oposição naquele ano, o que fez com que Neto voltasse ao grupo governista, dessa vez, sendo o vice na chapa de reeleição do prefeito Wilney Rodrigues. No entanto, com a reeleição tranquila como foi a de 2020, Wilney não fez muita questão de agradar Neto Minervino no seu segundo mandato, pois já tinha firmado compromisso em apoiar um nome de sua família para sua sucessão, tendo o nome do seu primo, Edilberto Mendes o mais bem lembrado, mesmo ainda não tendo sido anunciado de público, oficialmente. Neto, no fundo ainda alimentava a esperança de que Wilney apoiasse o seu nome ou de sua esposa, Rosalina Rodrigues, chegando a dizer a pessoas próximas: “Só ganha do Tomé se for a Rosinha, se não for, não ganha”, afirmava.
As declarações de Neto, acendem o alerta vermelho na base de situação para conter o avanço do pré-candidato Tomé Portela, duas vezes prefeito de Aroazes e filho do ex-prefeito de Aroazes, Manoel Portela, um dos principais entusiastas da criação do município de Santa Cruz dos Milagres, em 1992. Tomé vem se movimentando nos últimos meses e se fazendo presente nos principais acontecimentos do município, onde tem divulgado o seu nome como pré-candidato pela oposição. O curioso é que, pelas últimas especulações que tem ocorrido ultimamente, o nome mais cotado como pré-candidato a vice-prefeito pela oposição é o de Luiz Gomes, irmão de Neto Minervino.
Já pelo lado da situação, o que se comenta no meio político santacruzense, é que o nome de Edilberto Mendes não teria o mesmo apelo popular que o prefeito Wilney, segundo pessoas próximas do prefeito, e que Wilney teria dificuldades de emplacá-lo como seu sucessor. Edilberto já foi secretário de saúde em duas oportunidades e era o nome mais cotado para suceder Neto Minernivo na eleição de 2016, mas, abdicou de seu nome em favor do atual prefeito Wilney, que na época recebeu o apoio decisivo de uma parte da família portela, depois da adesão do ex-prefeito Dimas Portela, que naquela eleição não apoiou o candidato Erício Araújo, apoiado por sua família. Vamos aguardar os próximos acontecimentos políticos da Terra Santa do Piauí. Veja abaixo os trechos do polêmico áudio atribuído ao vice-prefeito Neto Minervino.
2b368215-d64e-4d0d-9a80-6705d27d3bee