O prefeito de Santa Cruz dos Milagres Wilney Rodrigues (PP) e o líder da oposição, Manoel Portela Filho, que é irmão do candidato a prefeito pela oposição, Tomé Portela (PT), se envolveram em uma troca de farpas públicas e com participação de populares. O episódio aconteceu no finalzinho da noite de ontem (02) no bairro Campos. No vídeo, o prefeito, acompanhado do seu candidato a prefeito Edilberto Mendes, começa a fazer um vídeo do seu celular pessoal e se encontram com um grupo de pessoas, entre as quais Manoel Portela Filho:

O bandidão aí, chegou, beleza“, afirma Wilney,  que ainda fala: “E aí, qual é o problema?”, que por sua vez, é retrucado por outra pessoa que estava presente: “Eu é que estou te perguntando, qual o problema?”. Wilney ainda afirma: “Compra de voto de que? Pois prova a compra de voto?”. Um rapaz de identidade desconhecida afirmou: …”Agora, não trisque em mim não”, foi quando Wilney retrucou: Não estou triscando em ti não, rapaz, não vou sujar minha mão não, tú é doido. Deus me livre”, você pode ter certeza”. “Eu é que não vou me sujar com você, nós vamos estar na sua cola”, afirmou o rapaz. “Compra de voto só se for de vocês, porque eu não compro voto não“, declarou Wilney.

O pico da discussão foi quando o líder da oposição, Manoel Filho declarou: “Compra não, pois vamos andar juntos nas casas, nós dois. Tú faz tuas propostas e eu faço as minhas” . Neste momento teve início um princípio de tumulto entre partidários dos dois lados, que evitaram que fossem as “vias de fato”, como se diz popularmente. No momento, uma pessoa sai com um celular na mão e com a mão na cintura, correndo em direção a outro local, dando a entender que estava armado, o que provoca medo entre os presentes.

O prefeito Wilney Rodrigues, visivelmente nervoso, afirmou repetidas vezes: “Santa Cruz não se vende“. Nesse momento, um homem que integrava a comitiva da oposição e com um celular na mão, se dirigiu ao prefeito afirmando: “Nós vamos te botar na cadeia”. Já no final da confusão, o prefeito Wilney entra no seu carro para ir embora, ainda trocando farpas. Nesse momento, Manoel Filho se aproxima e diz: “Quem não se vende é o povo, o povo é que não se vende, você não pode comprar o povo não, salário de trezentos reais, vai andar vagabundo, deixa de conversa”. Nesse momento, populares de ambos os lados começam a gritar em voz alta em tom de provocação alegando compra de votos de ambos os lados e teve fim o tumulto quando o carro do prefeito deixou o local.

O clima tenso na “Terra Santa do Piauí” se dá pelo acirramento da disputa eleitoral deste ano, o que não aconteceu na eleição de 2020, onde o prefeito Wilney Rodrigues “passeou nas urnas”, se reelegendo de maneira tranquila com quase dois terços dos votos do município e elegendo oito dos nove vereadores, frutos da desorganização da oposição naquela época. Agora em 2024, com um candidato competitivo, a oposição, liderada pela família Portela, ver no candidato Tomé Portela uma chance real de ganhar uma eleição no município depois de vinte anos. Tomé, foi prefeito de Aroazes por dois mandatos e saiu com boa aprovação, o que o credenciou a disputar o cargo máximo de Santa Cruz dos Milagres, município que teve seu pai, Manoel Portela, como um dos fundadores em 1992.

Por outro lado, o prefeito Wilney aposta todas as suas fichas no seu primo, Edilberto Mendes, que já foi quase tudo no município de vereador a vice-prefeito, passando por várias vezes pela pasta da saúde do município, uma área bastante estratégica e com capilaridade eleitoral. Apesar da experiência na área pública e política, Edilberto esbarra na sua pouca popularidade, pois é tido como fechado para o grande público, alerta este que foi feito ainda na pré-campanha por alguns integrantes do próprio grupo situacionista, que governa o município a dezesseis anos consecutivos.

Para muitos, esta se trata da eleição mais acirrada da história política do município. Vamos torcer para que o clima de tensão dê lugar a calmaria e que a democracia seja respeitada. Com a palavra, o eleitor santacruzense, verdadeiro dono do voto. Veja abaixo os vídeos do episódio tenso ocorrido na noite de ontem em Santa Cruz dos Milagres visto por ângulos diferentes:

c4d1a2cc-ec04-4006-a4d4-e67ad638471d

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui