Faleceu no final da tarde desta quarta-feira (14) a professora Maria do Amparo da Silva Rosa, vítima de infarto fulminante. A mesma estava saindo de sua sessão de hidroginástica, quando começou a se sentir mal, sendo levada imediatamente para o pronto socorro do hospital regional Eustáquio Portela, por volta de 17:30 da tarde, onde recebeu os primeiros atendimentos e algumas tentativas de reanimá-la, mas, infelizmente sem sucesso. Amparo Rosa era professora aposentada da rede estadual de ensino, onde ocupou a direção das escolas Cinéas Veloso entre 1991 e 1994 e Santo Antonio entre 1997 e 1999. Também lecionou por muitos anos a disciplina Educação para o lar na unidade escolar Maria Antonieta nos anos 80.
Dona Amparo, como era popularmente chamada também era possuidora de um profundo conhecimento na arte da culinária, onde era sempre requisitada quando o assunto era jantares, almoços requintados, principalmente em festas sociais e das famílias valencianas, onde durante muitos anos foi responsável por belíssimos e deliciosos pratos da culinária, principalmente da culinária regional piauiense.
O colunista social Lindomar Amâncio, ex-aluno da professora Amparo Rosa postou em suas redes sociais um depoimento que transcrevemos na íntegra: “Estou profundamente chocado com o falecimento de Dona Amparo Rosa, a poucos dias estive com ela na casa da Ismênia, onde demos gargalhadas, falamos de família, de politica e de outros temas, ela alegre, sorridente, e eu não sabia que aquela era a última vez em que estávamos juntos, ainda bem que foi numa feliz confraternização. Pois aquela será a imagem que guardarei para sempre. Descanse em paz dona AMPARO ROSA, morre a mulher, fica o legado de uma grande figura, que soube educar seus filhos, netos e bisnetos com toda honra e amor que sempre foi peculiar a esta grande esposa, mãe e amiga“, afirmou.
Amparo Rosa tinha 79 anos e segundo alguns familiares, estava em contagem regressiva para comemorar de forma triunfal o seu aniversário de 80 anos no próximo dia 20 de outubro. Ela deixa seu esposo, o ex-vereador e poeta Luiz Rosa, seis filhos, 15 netos e 13 bisnetos.

Foto: Acervo familiar.

Foto: Acervo familiar.

Foto: Acervo Lindomar Amâncio.