Foi realizada na noite deste último sábado (10), a tradicional Roda de São Gonçalo do grupo cultural Baião de Dois, que, tradicionalmente promove o evento que mantém viva uma das mais antigas tradições culturais do estado do Piauí.

A festa tem origem em Portugal desde o século XIII e chegou ao Brasil em princípios do século XVIII, com fieis de São Gonçalo do Amarante. Na cidade do Porto, em Portugal, o ato de se dançar nas ocasiões de comemoração a roda de São Gonçalo era chamado de Festa das Regateiras, ocasião em que participavam as mulheres que queriam se casar.

Segundo a tradição, a roda de São Gonçalo é vista como uma “prestação de contas” entre o santo e o promesseiro beneficiário de alguma graça. Para celebrar e agradecer o pedido atendido, a festa é organizada como forma de pagamento ao santo, que, segundo os seus devotos, além de festeiro, é muito exigente.

No Brasil, atualmente não há dia determinado para a realização da festa, apenas oferecem-lhe uma dança e reza, cerimônia que ocorre sempre que alguém lhe tenha feito promessa e tenha alcançado uma graça ao santo atribuída. A dança sempre começa depois das 18:00 horas e é dividida em partes chamadas voltas, cujo número varia entre 5 e 21, sempre em números ímpares. Entre cada volta há uma interrupção e todos aproveitam para se servir das iguarias oferecidas pelo promesseiro.

Em Valença, quando o assunto é Roda de São Gonçalo, destaca-se a família Lima, criadora do grupo cultural Baião de dois, que já teve a consagrada quadrilha junina de mesmo nome, bicampeã do Arraiá do Gorgulho em 1994 e 1995 e promove há 17 anos sua tradicional roda de São Gonçalo, na residência da matriarca da família, Maria Marlene da Costa Lima e Silva, vulga Noinha, que também presta homenagem a Nailson Barbosa Lima, ambos já falecidos.

Um dos organizadores do evento, o produtor cultural Nelson Lima fala sobre o evento: ”O evento tem finalidade religiosa e cultural. Pois também promove a valorização da nossa cultura e tradição folclórica. Vamos nos manter firmes na realização desse evento e não deixar a nossas tradições serem esquecidas e valorizar a todos que fazem a dança de São Gonçalo“, finalizou. Veja abaixo as fotos da tradicional Roda de São Gonçalo, promovida pelo grupo cultural Baião de Dois:

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui