O Partido Rede Sustentabilidade foi o primeiro partido a realizar convenção em 2024. O ato aconteceu na noite do último sábado (20) e foi realizado em um espaço de eventos no barro Novo Horizonte e contou com a presença de filiados e simpatizantes da agremiação. O partido ratificou o seu apoio a reeleição do prefeito Marcelo Costa e formalizou aliança com o PROGRESSISTAS, PSD e PDT. Um dos discursos mais aplaudidos foi o do colunista social e vice-presidente do partido, Lindomar Amâncio, que é pré-candidato a vereador nesta eleição. Ele alertou o eleitorado valenciano que tomasse cuidado com o “leilão” em que se tornou a eleição nos últimos tempos, se referindo a compra de votos e ao abuso do poder político e econômico.
O presidente do partido, Carlos Rosa, que é mais uma vez disputará uma vaga na câmara municipal, afirmou no seu discurso que a criação do partido Rede Sustentabilidade nasceu da ideia de se ter mais oportunidades de lançar mais nomes na disputa legislativa, visto que, pela atual legislação eleitoral, cada partido poderá lançar o número de vagas a preencher, acrescido de mais um, no caso de Valença, 12 candidatos a vereador por cada partido, o que aumenta o número de nomes defendendo o mesmo projeto majoritário.
A convenção contou com a presença do prefeito Marcelo Costa, do vice-prefeito Rubens Alencar, secretários municipais, dirigentes de outros partidos, como o presidente do PDT, Walfredo Filho, além de lideranças sindicais.
O partido lançou 09 candidatos a vereador, sendo eles: Carlos Rosa, Lindomar Amâncio, Pastor Antonio Mariano, Iá da Barrinha, José Airan, Zanildo Viana, Elinete Silva, Valdene Dias e Maria do Ó, que reafirmaram união partidária e empenho para conseguir mostrar força nas urnas nesta eleição.
O presidente Carlos Rosa, fez um balanço positivo do encontro: “A avaliação que a gente faz da nossa convenção foi totalmente positiva. Nós conseguimos fazer a convenção dento da legalidade e no prazo determinado, com a aceitação total do nosso prefeito Marcelo Costa, que prontamente aceitou a criação do nosso partido, para que pudéssemos estar junto com ele e no dia 27/07 formalizaríamos a coligação com os demais partidos. Então a nossa avaliação foi muito positiva, nós temos que só agradecer ao público que compareceu de forma espontânea ao nosso evento para que pudessem ouvir os nossos candidatos. Estaremos empenhados em fazer com que o partido eleja de 01 ou 02 vereadores e assim possamos formar um grande bancada para apoiar os projetos do nosso prefeito nos próximos quatro anos do seu segundo mandato”, finalizou Carlos Rosa.