Foi aberto na noite de ontem (03) a edição 2025 do festival junino de Valença, o tradicional ”Arraial do Gorgulho”, que este ano completa 35 anos de realização. Criado em 1989, o festival teve apenas duas edições não realizadas: 2020 e 2021, que foram suspensas por conta da pandemia da COVID 19, sendo retomado em 2022 no segundo ano da primeira administração do prefeito Marcelo Costa.
O evento, realizado mais uma vez no Centro Social Urbano (CSU), contou com um bom público, mesmo em uma quinta-feira em que muitos não puderam ficar até o final das apresentações por conta de terem que trabalhar no dia seguinte. As arquibancadas ficaram praticamente lotadas, assim também como nos arredores do corredor junino que contou com decoração temática, praça de alimentação e toda uma estrutura de banheiros químicos, parques infantis, sem falar na brigada municipal de bombeiros civis e seguranças particulares e uma novidade, um forró pé de serra logo na entrada dos festival para um público alternativo que apreciou com bastante animação.
Se apresentaram na primeira noite a Quadrilha da APAE, Pingo de Gente (Mirim), Dança Um passeio pelo sertão-Cangaço, Tindô Lelê-Mirim, Felicidade-Mirim, Pirilampos do São João, Tindô-Lelê infantil, Pinga Fogo, Dança do Xaxado, Coração Junino, Dança do Cangaço da cidade de Novo Oriente do Piauí, Dança do Carcará (IFPI), Dança do Xaxado-Flor do Sertão e a Dança do Xaxado do Grupo Felicidade.
Na programação musical, a primeira noite contou com apresentações das bandas: Os Kapteriores, Liga do Forró, Leyde Sousa e Morré e Banda. Nesta sexta-feira (04), o festival segue com mais apresentações juninas e shows com as atrações Lagosta Bronzeada, Yasmin Santos, Lukas Bass e Gleyce Mendes. Confiram as fotos da noite de abertura do 35º Arraial do Gorgulho de Valença do Piauí pelas lentes do Gazeta Imparcial: